;

Nova Iorque, EUA


Vista de cima do Empire State (Clique para ver maior)

Nova Iorque dispensa maiores apresentações, uma das maiores e mais famosas cidades do mundo. Muito movimento, correria, gente de toda parte do mundo, eventos, turistas, executivos, e taxis muitos taxis! O preço dos estacionamentos em Manhattan são exorbitantes (os predios por serem antigos não tem garagens), desta forma o taxi é um transporte muito utilizado. Recomendaria no mínimo 5 dias para conhecer os principais pontos com tranquilidade.  
Clique aqui para ver o resto do post...

Simbolo da Libertade. Clichezão, e daí?
 

Alguns falam que ir até a estátua da liberdade é um programa de índio. Fato que há fila, tempo de barco, raio x pra passar, reclamam que ela nem é tao grande quanto imaginavam, mas enfim, estando em NY, porque não? Uma vez na vida. Hà toda importância do contexto em que ela foi construída (era o que os imigrantes viam quando se aproximavam da américa, fugindo da fome e perseguindo um sonho de uma vida melhor) e também a outra ilha que o barco oficial passa tem um museu interessantíssimo sobre a imigração para quem gosta de história. Nova Iorque tem de tudo e em grandes quantidades. Lojas gigantes da Disney, MM's, Lego, Toy R Us, FAO Schwarz e muitas outras de grifes famosas. Incluiria numa lista de must-do: Empire State, Central Park, Times Square, memorial WTC, assistir o maior número possível de shows na broadway, Museus de historia Natural, Brooklyn Brigde, Wall Street, ChinaTown, LittleItaly, entre outros e principalmente: andar pelas ruas!

Estocolmo, Suécia

Estocolmo, capital e maior cidade da Suécia. População de cerca de 800 mil habitantes.



A cidade é belíssima, formada por 24 pequenas ilhas unidas por diversas pontes (as principais). A temperatura passa por "agradável" no auge do verão (20ºC) a frio e muito frio (entre -2º e 5ºC) no resto do ano. Inclusive, durante o inverno, o lago formado por aguas do mar baltico chega a congelar por inteiro, por ter salinidade muito menor que outros mares. Do centro antigo à parte mais moderna. pode-se conhecer praticamente tudo a pé tranquilamente.  Há mais de 70 museus na cidade com temas para todos os gostos.
O Premio Nobel, criado por Alfred Nobel (Sueco) é entregue em Estocolmo (exceto o da Paz, entregue em Oslo, Noruega). Cerca de 3 dias são suficientes para conhecer a cidade e os principais locais como centro antigo, palácio real, mirante, prefeitura e alguns museus. Aliás, palácios e castelos nessa região tem uma arquitetura toda quadrada, diferente do que imaginamos ao ouvir as palavras "castelo" ou "palácio". A cidade não é nem um pouco barata e o país manteve sua própria moeda, apesar de fazer parte da união européia. As mulheres são uma paisagem à parte, lindíssimas, desde as executivas até as que varrem a rua.   A cidade não é invadida por mais de 500 inclusive foi um dos poucos países não ocupados na época do Nazismo.Vale muito a pena conhecer, ao contrário de Gutenburgo, a segunda maior cidade da Suécia que praticamente não há o que fazer turisticamente.