;

O verdadeiro "freio e contrapeso"

Fonte: Minha Talentosa Mão Direita, Caio Gomez - Link

Quando não se pode confiar no "check n balance" entre os poderes (e o MP), quando tudo vira uma máfia, o verdadeiro poder de freiar toda essa corrupção vem da própria nação. Com a criação de Brasília, desenvolveu-se a região centro-oeste, mas também convenientemente para os mandatários foi afastada a pressão popular. Conforme a tira acima, o brasileiro é sim passivo quando o assunto é corrupção politica. Porém, eu não acredito que isso tomasse tamanha proporção se a capital ainda fosse o Rio de Janeiro. Os que ainda tentam protestar e pressionar são "barrados" no caminho para a capital federal.

Clique aqui para ver o resto do texto...

O problema da corrupção não é essencialmente político, e sim genético e educacional. A maioria dos Brasileiros só não estão fazendo o mesmo dos nossos atuais eleitos por um simples motivo: Não estão lá. Portugal, quando descobriu esta gloriosa terra, tinha como único interesse usurpar as riquezas naturais. Depois achou outra nobre utilidade: desovar putas e ladrões. Isso explica muita coisa e está presente em muitos atos do dia-a-dia atual: "dar um jeito em tudo", caixa 2, propinas (oferecer... ou simplesmente aceitar pagar a quem pede), votar em quem paga churrasco, etc.



Soube de uma história de um brasileiro que cursava faculdade fora do país. Em certa prova o professor deixou a sala. Comemorando o fato, recorreu aos livros e incentivou os demais, que olharam com estranheza. No final da prova, não apenas os demais não haviam colado, como contaram o ocorrido ao professor. Revolução pela educação chama-se evolução.

Há muitos aproveitadores e vagabundos em meio ao MST, mas a causa é justa e muitos precisam (Leia melhor a história aqui). É esta organização que "dá a cara para bater". Quem ocupa o pedágio e libera as cancelas, enquanto todos estão em suas casas reclamando do preço, mas continuam pagando? Quem vai até Brasilia pressionar?

A população está satisfeita assistindo a tudo, com o principal pensamento "Roubaram e desviaram xx milhões, mas pelo menos eu tenho meu trabalho e meu carro, tem gente que não tem nada né?". Na hora da eleição não há o minimo de embasamento nem pesquisa. "Voto neste porque daí é mais fácil do meu cunhado fazer um contrato com o governo...", "Voto neste que vai me favorecer", "Esse é mais bem apessoado" (Já ouvi isso!). O "freio e contrapeso" a tudo isso somos nós e quem nós colocarmos la em meio à podridão.



Um pouco de esperança. Outros videos de Cidinha Campos aqui, aqui, aqui e aqui.



França

16 de março, 2006 - Protesto de estudantes gera violência em Paris (Leia)

04 de abril, 2006 - Milhares voltam às ruas contra lei trabalhista francesa (Leia)

10 de abril, 2006 - Chirac cede e revoga polêmica lei do emprego (Leia)


Tailândia

14 de março, 2010 - Milhares exigem renúncia do governo (Leia)

2 comentários:

Unknown disse...

Bem capaz... O Rio de Janeiro é a maior escola da malandragem brasileira! Ser honesto no Rio é sinônimo de ser troxa.

Unknown disse...

Que a reforma-agrária já deveria ter ocorrido a anos é fato. Já o MST perdeu completamente a legitimidade quando desviou o foco da reforma agrária, hoje, o Movimento é um catado de gente, que serve muito mais como massa de manobra e não respeita o direito a propriedade. Acho que não tem como aceitar mais nenhum ato de um Movimento sem personalidade jurídica.
Também não concordo com os preços dos pedágios no Paraná, mas o MST não existe para isso, e acho que liberar cancelas por um ou dois dias não resolve o problema, me parece que serve SOMENTE para chamar a atenção.